Luxor
Luxor encontra-se a 700 quilômetros ao sul do Cairo. A cidade tem quase 500 mil habitantes e vive basicamente do turismo e da agricultura.
A cidade teve vários nomes. Os antigos egípcios a chamavam de Uast, que significava “cetro”. Os gregos a denominaram Tebas, pela semelhança com a cidade grega de mesmo nome. Posteriormente, os árabes batizaram-na como Luxor, que significa “palácios com mil portas”.
Quando ainda se denominava Tebas, Luxor foi a capital do antigo Egito durante mais de 1500 anos. Antes de Luxor, a capital era Mênfis e, depois, Alexandria.
O que ver em Luxor
Em Luxor, está concentrado o maior número de monumentos do Egito. Alguns exemplos são o templo de Luxor e de Karnak, o Vale dos Reis e das Rainhas, e os Colossos de Mêmnon.
Luxor é uma cidade pequena, que se pode percorrer comodamente tanto de táxi quanto de charrete. Embora o transporte puxado por cavalos dê uma atmosfera especial ao passeio, não podemos descartar o táxi, principalmente se tivermos pouco tempo disponível.
Tours em português
Se você quer aproveitar ao máximo sua estância em Luxor, recomendamos que você confira nossa seleção de atividades, visitas guiadas e excursões em português.
Lugares próximos
Templo de Luxor (40 m) Templo de Karnak (2.7 km) Templo de Hatshepsut (5.3 km) Vale das Rainhas (5.4 km) Vale dos Reis (6.1 km)