Dicas para viajar ao Egito
Além das dicas típicas – como levar medicamentos (Imosec não deveria ficar de fora da sua bagagem) e apenas beber água mineral –, ofereceremos também indicações menos habituais.
Economize nas excursões
Os tour de operadores oferecem preços altíssimos para todas as excursões. Reservando pela internet, você poderá conseguir preços até 50% mais baratos em relação às agências tradicionais.
Para serviços mais básicos, como um passeio de charrete, não tenha medo de contratá-lo diretamente com as pessoas que oferecem esse passeio.
Pechinche sempre
Uma coisa é ser mesquinho e pechinchar até pelo último centavo. Outra, bem diferente, é pagar preços abusivos e agir como bobo. Leve em conta que os preços iniciais podem representar 400% do que você deveria pagar.
Deixe tudo claro de antemão
Se você negociar o preço de um táxi por trajeto, não terão argumento para tentar cobrar algum adicional (como o pedágio do aeroporto do Cairo, por exemplo). Se negociar por hora, especifique com clareza o intervalo em que você vai ter acesso ao serviço e que poderá ir onde quiser e permanecer o tempo que quiser. Você deve ter em conta que os egípcios são ótimos negociantes.
Gorjetas
Como acontece em outros destinos, se você não quiser dar gorjeta, é importante ter em conta que você não deve fazer nada que possa requerer uma gorjeta, pois eles podem ser bastante insistentes nesse caso.
Se você quiser dar gorjetas voluntariamente, encontrará pessoas que realmente necessitam assim como trabalhadores em busca de uma fonte de renda extra. Com LE1 (US$0) é possível comprar pão para vários dias para uma família completa.
Leve presentes
Talvez você já tenha ouvido relatos de pessoas que levam canetas ou camisetas a países como o Egito. Não é à toa: haverá muitas crianças e adultos que perguntarão se você tem algum desses itens para dar de presente. É claro que você também pode utilizar a criatividade e levar outro artigo que queira deixar de lembrança a alguns moradores do país africano.