Alexandria
Fundada por Alexandre Magno em 332 a.C., Alexandria foi o principal centro cultural do mundo antigo e possui uma das histórias mais completas do Egito.
Situada ao norte do país e com mais de quatro milhões de habitantes, Alexandria é o principal porto do Egito e um dos mais importantes do mediterrâneo. Atualmente, Alexandria é também a cidade mais ocidental e cosmopolita do Egito.
Historicamente, a cidade foi conhecida por seu farol. O Farol de Alexandria, construído no século III a.C. e destruído por dois terremotos no século XIV, foi durante quase dois milênios uma das sete maravilhas do mundo antigo. Com uma altura de cerca de 130 metros, estava situado na ilha de Pharos, nome do qual se derivou a atual palavra em português “farol”.
Outro grande trunfo de Alexandria foi sua biblioteca. Desde o século III a.C, seu acervo chegou a quase 1 milhão de documentos, que desapareceram juntamente com sua misteriosa destruição (as fontes históricas são contraditórias em datar o desaparecimento por causa de um incêndio, ocasionado por Júlio César em 48 a.C., ou por um terremoto devastador no século IV). Em 2003, foi inaugurada uma nova biblioteca, que vale a pena visitar.
Outras visitas de interesse são a Fortaleza de Quaitbay, construída em 1480 pelo sultão de mesmo nome, e algumas ruínas gregas e romanas espalhadas pela cidade.
Não consideramos a visita a Alexandria essencial. A não ser que você esteja no Egito muitos dias, o melhor é aproveitar para conhecer a fundo Cairo, Luxor e outras cidades.
Transporte
Pela rodovia, cerca de duas horas de distância do Cairo.