Abu Simbel

Abu Simbel é um complexo de dois templos escavados na rocha, um dedicado a Ramsés II e o outro a Nefertari, sua primeira esposa.

Olhando para o passado

A construção dos templos levou cerca de 20 anos para ser concluída, durante o reinado de Ramsés II (1279-1213 a.C).

Enterrados na areia durante séculos, os templos foram descobertos parcialmente em 1813 pelo explorador suíço Burkhard. Mais tarde, em 1817, o italiano Giovanni Battista Belzoni descobriu o restante.

Para evitar que desaparecessem sob a água por causa da construção da represa de Assuã, os templos de Abu Simbel foram trasladados entre 1964 e 1968. Ao custo de 36 milhões de dólares, os templos foram deslocados para uma zona 65 metros mais alta. Para retribuir a ajuda recebida, o Egito doou importantes tesouros e templos a outros países, como o Templo de Debod, que está em Madrid, ou o Templo de Dendur, que está en Nova York.

Conhecendo Abu Simbel 

O Templo de Abu Simbel é uma das construções mais espetaculares do Egito, compete até com a beleza das grandiosas Pirâmides de Gizé.

O complexo é composto por varios edificios, entre os quais se destaca especialmente o Templo de Ramsés II, um autêntico símbolo do Egito graças à sua impressionante fachada composta por quatro estátuas de 20 metros de altura que foram talhadas diretamente na rocha.

Se a fachada resulta imponente e impactante, o interior não fica nada atrás. Enormes salas decoradas com afrescos perfeitamente conservados envolvidas por estátuas colossais que dão lugar a diferentes salas de menor tamanho em uma viagem tão artística quanto mística.

Duas vezes por ano, no de 21 de fevereiro e de outubro, em um ato de perfeição astronômica, a magia acontece e o sol atravessa o templo ao amanhecer para iluminar as estátuas dos deuses.

Bem ao lado está o Templo de Nefertari, a esposa preferida do faraó. De tamanho inferior, mas similar beleza, a fachada desse templo conta com seis figuras talhadas na rocha e seu interior não deve nada ao templo principal.

Como chegar a Abu Simbel

Para chegar a Abu Simbel há várias opções: é possível ir de ônibus, avião ou cruzeiro. Também é possível contratar cada modalidade em lugares diferentes. Se você fizer o cruzeiro pelo Lago Nasser, não é necessário ler o restante das informações, já que o barco para em frente aos templos.

Os horários dos ônibus são bastante rígidos, já que todos os ônibus saem em comboio escoltados pela polícia. O horário habitual de saída é às 4 da manhã, chegando-se aos templos antes das 7 e voltando a Assuã às 9. A viagem não é tão exaustiva como poderia parecer e você ainda poderá ver o amanhecer no deserto.

O avião é a opção mais rápida, já que demora apenas meia hora no percurso entre Assuã e Abu Simbel. No entanto, se somamos o tempo de ir ao aeroporto, o controle de segurança, a espera e o trajeto, não se economiza tanto tempo como poderia parecer.

Preços da excursão a Abu Simbel

Por ser uma das excursões imprescindíveis no Egito, esta é a excursão na que mais se aproveitam as agências de viagem em seus pacotes fechados.

Se você quiser economizar 40%, recomendamos que você faça a reserva desta excursão pela internet antes de sua viagem. Aqui, você terá incluída a retirada e o transfer de volta, transporte, guia em português e ingressos dos dois templos.

Preço

Adultos: LE600 (US$12,20).
Estudantes com carteirinha: LE300 (US$6,10).

Transporte

Saindo de Assuã, de ônibus ou avião.